O TEATRO DE LA PLAZA formou-se em Buenos Aires, Argentina, em 1983. Dedicada à pesquisa do teatro de animação de objetos, obteve vários dos mais importantes prêmios naquele país. Em 2000 radicou-se em São Paulo, e desde então vem realizando trabalhos de forma ininterrupta. Representou o Brasil em festivais internacionais na França, Espanha, Eslovênia, Grécia, Paquistão, Cingapura, Coréia, China, Irã, Argentina, México, Bolívia e Colômbia.
A Cia. obteve por quatro vezes o Prêmio Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo (12ª Edição 2008, 15ª Edição 2009, 21ª Edição 2012 e 28ª Edição 2016) e duas vezes o Montagens Inéditas SESI (2007 e 2008)
O TEATRO DE LA PLAZA realizou os seguintes trabalhos:
no Brasil:
«Águas de L´Avar» 2014 – «O avarento (versão hídrica)» 2013 – «A Criatura» 2010 – «Mágico por acaso» 2009 – «A trágica história do doutor Fausto» 2008 – «Sonho de uma noite de verão» 2008 – «Terra à Vista» 2006 – «Sem Bafo, eu Abafo» 2005 – «Suma Daqui, Menino» 2005 – «L.I.X.O: A Invasão»2004 – «A Pequena Aldeia» 2004 – «Histórias com desperdícios» 2003 – «A Revolução na Cozinha» 2002– «Um Século em um instante» 2000
na Argentina:
Las tribulaciones del Doctor Fausto (Co-produção com o Teatro San Martín, de Buenos Aires) 2014 – «Un Redondo muy cuadrado» 1995 – «La Pequeña Aldea», «Un Siglo en un Ratito», «Sarmiento, un Domingo en la escuela», «San Martín, un general sin Remedios», «Cristóbal Colón: un viaje redondo» (Produções junto com El Museo Viajero de Buenos Aires), 1997-2004 – «Verdurita…una Historia Vegetal» 1993 – «Memorias del Sur» 1992– «Historias con Desperdicios» 1990 – «Babilonia» 1988 – «Uno más Uno… Un Montón» 1985 – «Las Medias de los Flamencos» 1984 – «La Fiesta en las Nubes» 1983.
na Espanha:
Solinuna, (dirigindo à Cia. Hilando Títeres, Madri, 2015)
Habla, no estás sola (dirigindo à Cia. La Mar de marionetas, Madri, 2014)
REPERTORIO:
A Revolução na Cozinha foi apresentado no Festival Mundial de Bonecos de Charleville-Mézières, na França, o maior e mais importante festival do gênero no mundo. Também em Madrid, Barcelona, Bilbao, Cádiz, Pamplona, Vitória-Gasteiz, Castellón, Oviedo, Sevilha, Tolosa e outras cidades e pueblos da Espanha.
Histórias com Desperdícios obteve em 2010 o Prêmio Especial do Júri ao melhor espetáculo no Isfahan International Children & Young Adults Theatre, no Irã.
Mágico por acaso apresentou-se em 2011 nos festivais Semana Mágica de Vitoria-Gasteiz na Espanha e no festival Kilkis Puppet and mime Festival na Grécia.
Águas de L´Avar é uma ousada montagem de rua encenada pelas Companhias Teatro de la Plaza e Teatro Por Um Triz. A peça foi realizada com o apoio da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo (21ª Edição). Obteve o Prêmio Nalona Melhor Espetáculo Jovem – Hortolândia 2014
Suma daqui, menino!, realizado em parceria com a Cia Patética, realizou temporada no Teatro João Caetano, de São Paulo, e apresentou nos principais festivais do Brasil.
O Teatro de la Plaza encontra-se atualmente abocado ao Projeto Teatro Mecânico: a tecnologia aplicada ao Teatro de Bonecos, com previsão de estreia de três novos espetáculos (dois infantis e um adulto) na linguagem do teatro de animação. (maiores informações em https://www.facebook.com/teatromecanico)
Nossa Equipe
Héctor López Girondo
Ator-bonequeiro, dramaturgo e produtor. Diretor da Cia.
Fundador e diretor da Cia. Teatro de la Plaza.
Co-fundador e colaborador do Museo Viajero (www.elmuseoviajero.com.ar).
Prêmio Nacional à trajetória da Secretaria de Cultura da República Argentina.
Premio de dramaturgia “ARGENTORES” (Associação dos autores teatrais da Argentina)
Publicou os livros “N3 – Três Turmas Titereteiras” (São Paulo, edição de autor) e “El inventor invisible” (Bilbao, Espanha. Editora Casa de la Cultura de Bilbao).
Autor e diretor de mais de 30 espetáculos teatrais, que ao longo das temporadas obtiveram, dentre outros, os Prêmios:
“UNIMA” (União de Marionetistas da Argentina.
Coca Cola nas Ciências e Artes.
Metropolitano de Teatro para Crianças (Buenos Aires).
Sesi Montagens Inéditas (duas edições).
Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo (quatro edições).
Qualidade Brasil.
Honorary Award (Quanzhou, China).
Special Prize of Jury (Isfahan, Irã).
Apresentou seus espetáculos em mais de 15 países de quatro continentes: México, USA, Canadá, Colômbia, Argentina, Espanha, Grécia, Eslovênia, França, Itália, Portugal, Coréia, Singapura, China, Paquistão, Irã.
Tem dirigido espetáculos na Argentina (Grupo de Titiriteros del Teatro San Martín e El Museo Viajero) e na Espanha (La Mar de Marionetas e Hilando Títeres).
Wagner Dutra
Ator-manipulador e palhaço. Formado em Artes Cênicas pela universidade São Judas Tadeu.
É também integrante da Cia Teatro Por Um Triz (teatroporumtriz.blogspot.com.br), onde participa das peças “Pinóquio etc e tal”; “Patinho feio, o vôo de Andersen” e “O mistério do sapato desaparecido”.
Como ator participou dos espetáculos: ``Sonho de uma noite de verão`` e ``A Criatura`` (Núcleo N3 - Teatro de la Plaza, Cia. Patética e Teatro Por Um Triz) e ``Zôo-ilógico`` (Cia. Truks Teatro de Bonecos).
Afonso Braga
Ator– Bacharel em Interpretação, pela Universidade Estadual de Londrina e pela Escola de Teatro Macunaíma
Participou como ator protagonista nos Festivais Internacionais de Madri (Titirilandia) e Santiago de Compostela (Galicreques).
Ator e manipulador nas peças “Águas de L´Avar”; “O Avarento, de Molière, (versão hídrica)”; e “A Revolução na Cozinha”. Atualmente participa do Projeto Teatro Mecânico: a tecnologia aplicada ao Teatro de Bonecos (Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo).
Realizou o desenho, a montagem técnica e operação de luz do espetáculo “A distância da lua”.
Participou como ator das peças ``Circo Rumos da Alegria``; ``Romeu e Julieta``; ``O choro e a graça`` e ``Orestéia``, dentre outras.
Miguel Angel Nigro
Artista plástico, mágico, cenógrafo de teatro de bonecos, ópera, balé, TV e teatro
Nacional Superior de Belas Artes Ernesto de la Cárcova (cenografia) e pelo Instituto Superior de Arte do Teatro Colón (Argentina).
Também fez cursos e especializações em História da Arte Argentina, Introdução à Música de Tango, Gêneros e Estilos Atorais (TEA – Taller Estudio del Actor), Expressão Corporal – Acrobacia – Comicidade – Clown – Mímica – Magia (Técnica e Investigação).
Recebeu, entre outros, os prêmios: Segundo Prêmio Salão de Arte Sacra de Tandil; Prêmio Estímulo do Banco Província, Segundo Prêmio Salão del Sur; foi Artista Selecionado para o Fundo Telefónica Argentina de Promoção à Pintura Jovem; Prêmio R. Alonso – 72º Salão de Santa Fé e Prêmio Braque (1995).
Possuem suas obras, dentre outros, os museus: Municipal de Arte Moderno de Mendoza, do Banco Província de Buenos Aires, Fundação Deutches Bank, Fundação Banco Patricios , Museu da Governação de Guatemala, assim como diversas coleções nacionais e internacionais.
GUSTAVO MARTINS
Ator, bonequeiro e artista circense. Cursou Circo Escola Picadeiro
Atuou em: “Stop, O Herói sinal verde” e “O Céu Já tem Anjos Demais” do Projeto Teatro Leva Trânsito à Escola; “A Noite do Amor Seco”, “Oréstia”; “Cena a Quatro”.
É também integrante da Cia. A Santa Palavra, onde participa das peças Esses Meninos Esquisitos e suas Histórias Maravilhosas, João Mata Sete, e A Ovelha de lã Dourada.
Participou como ator de: ``Sonho de uma noite de verão`` e ``A Criatura`` (Núcleo N3 - Teatro de la Plaza, Cia. Patética e Teatro Por Um Triz)
Ator em “A menina que descobriu a noite” com A Peste Cia. de teatro urbano e ‘’A Disputa II’’.
Luz López
Assistente de direção, iluminadora e técnica de luz e som
Formada em iluminação pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
Assistente de produção da Cia. Teatro de la Plaza; operadora de luz/som para as companhias Teatro de la Plaza, Cia. Patética, N3, Mariza Basso Teatro de Formas Animadas, A Santa Palavra, Cia. Ludens, Cia. Auroras, El Museo Viajero (Argentina), La Mar de Marionetas (Espanha) e Teatro por um Triz.
Fez o desenho e montagem de iluminação dos espetáculos ``O Avarento, de Moliére (versão hídrica)`` e ``Águas de L´Avar``, com as Cias. Teatro Por Um Triz e Teatro de la Plaza.
COLABORADORES
Fábio Parpinelli
Ator-manipulador e dramaturgo. Formado pela Escola de Arte Dramática – EAD/ECA/USP. Realizou Curso de Formação de Atores no TUCA.
Toca violino, flauta e viola erudita, (com a qual atuou na Orquestra de Cordas do SESC Consolação e na Camerata Santa Cruz).
Autor do livro-CD “Histórias em todos os sentidos”, e co-autor do livro “N3 – Três Turmas Titereteiras”.
Autor do texto e músicas, dentre outras, de ``Historiar``; ``As Peripécias sem fim de Bibelô, Florisbina e Pirulin``; ``Histórias de Papel``; ``Africanamente``; ``Histórias do que é e do que pode ser`` e ``História sem tempo que conta o tempo``.
Júlio César Pompeu
Ator, dublador, produtor e dramaturgo
Seus trabalhos mais recentes como ator são: “Teatro de Páscoa 2016 – Eis o Homem”; “Visões, uma peça para cegos”, (peça para o público cego com a Cia. Em Cena Ser) “Teatro de Páscoa 2015 – Visitatio Sepulchri”; “Balangangueri, o lugar onde ninguém mais ri”; “O Recruta Dennis”; “Machadada nas têmporas”; “Idiota no país dos absurdos”; “Dançando em Lúnassa” e “SubUrbia”.
Com a Cia. Teatro de la Plaza participou de “Manomovies, o filmão”; “A revolução na cozinha”; “Histórias com desperdícios”, “Sonho de uma noite de verão”, “L.I.X.O. A invasão” e “Sem Bafo, eu abafo”.
Apresenta, ainda o solo ``Quando SER é melhor que TER`` do qual e idealizador e diretor.
Participou também em comerciais para cinema e TV.